Ação Social
O serviço de Ação Social, integrada na UDASSEST (art.º 67º dos Estatutos da ESEnfC) tem um regulamento específico no âmbito da atribuição de bolsas de estudo e de apoio social ao estudante.
Assumindo a responsabilidade pública da promoção da igualdade social e de uma sociedade inclusiva, esta valência procura melhorar as condições de aprendizagem para todos usando o sistema de apoio social ao estudante.
Este serviço desenvolve a sua atividade nos domínios da consulta de apoio social, do apoio às candidaturas ao ensino superior, do apoio e gestão das candidaturas a bolsas de estudo, alojamento e alimentação, do apoio a estudantes especialmente carenciados e de visitas domiciliárias em situações de problemas socioeconómicos ou confirmação de elementos sociais.
O mesmo também colabora ativamente no projeto Fundo Solidário que visa apoiar estudantes do Ensino Superior, com dificuldades económicas na prossecução dos seus estudos.
1
Bolsas de Estudo
.
2
Apoio de Emergência para Ensinos Clínicos
Para estudantes a realizar Ensino Clínico fora do Concelho de Coimbra e fora do Concelho de Residência
3
Apoio de Equipamento Informático
.
4
Apoio de Emergência do Capítulo Phi-xi
Destina-se a estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem de escolas de enfermagem nacionais, de ensino público, que necessitem de apoio económico pontual atribuído de acordo com o Regulamento do (FAEC Phi-Xi). É também um apoio pontual, e destina-se a situações específicas decorrentes de dificuldades económicas inesperadas com impacto negativo no desempenho académico do estudante.
5
Fundo Solidário/NEXT
Destina-se a apoiar estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas na prossecução dos seus estudos, sendo que é um apoio pontual, não é uma bolsa de estudo. É possível também através do projeto do Fundo Solidário/NEXT, ter explicações de forma gratuita. E é também possível, a estudantes que o assim o entendam, tornarem-se explicadores, de forma voluntária, no sentido de apoiarem outros colegas que tenham mais dificuldades em obter o aproveitamento académico e desta forma combater o abandono escolar.
6
Complemento de Alojamento
Poderão beneficiar de complemento de alojamento os estudantes se encontrem a realizar Ensino Clínico fora de Coimbra. Os mesmos devem contactar a Assistente Social para informação dos procedimentos, uma vez que este apoio não é de forma direta;