top of page

Ser finalista é...

Ser finalista é o culminar de um longo percurso, é o fechar de um ciclo, o fim de um longo caminho, que se iniciou com a entrada na Maior, Melhor e Mais Antiga Escola de Enfermagem do País, a ESEnfC.

Ingénuos e cheios de receios, caímos quase como de para-quedas na que seria a maior aventura das nossas vidas, numa cidade que nos acolheu de braços abertos e agora nos vê partir. Chega sempre o momento, o momento de pensar no que está para vir e de chorar por não querer partir.

Estes anos passaram a correr e por isso é que nos custa a despedida. Custa deixar os amigos que se tornaram família, aqueles que deram sentido à cidade de Coimbra. Custa saber que já não vamos todos beber um fino seja na praça ou no Conversas, a uma hora aleatória e que já não os vamos ver com tanta frequência.

Agora as responsabilidades crescem e custa-nos.

Custa-nos porque nos habituámos a fazer o que queremos, a andar ao nosso próprio ritmo e de sermos felizes à nossa maneira. Sair todas as quintas académicas e ir de ressaca para as PL’s e estas passarem a passo de caracol. Embebedarmo-nos sempre que nos apetece, de ouvir a típica frase “Em Enfermagem sabe-se TUDO”. Chegar a casa às 8h da manhã depois da queima. Entrar numa frequência sabendo, perfeitamente, que não valia a pena ter aparecido. Fechar uma noite todos abraçados a ouvir a balada e chorar como se fosse a primeira vez. Custa-nos termos de viver todos os momentos ao máximo como se fossem os últimos. E a verdade é que a última vez da nossa vida académica chegou.

Custa-nos porque deixamos para trás as ruas de Coimbra, aquelas onde derramamos tantas lágrimas e esboçamos tantos sorrisos, onde crescemos, onde nos envergonhamos e onde nos tornamos naquilo que somos hoje.

Agora percebemos que esta etapa vai terminar e recordamos cada pedacinho do que vivemos, nesta que é a nossa segunda casa.

Chegou agora o momento de pensar no futuro, onde iremos ser recompensados pelo tanto que trabalhamos.


“Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida…”


Parabéns, Finalistas.


Rita Dias aka Prevenida e Rafael Costa aka Apêndice


105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page